Falou-se em Amplitude Modelada (AM) e Frequência Modelada (FM), na disciplina de Processos e Tecnologias Gráficas, a propósito do tipo de processo que se podia escolher em impressão offset: trama convencional ou trama estocástica. Na disciplina de Óptica e Teoria da Cor começou-se, também, a falar de Amplitude e Frequência como parte da definição de Luz. Compreender a definição de Luz ajudará a perceber como os conceitos de AM e FM são aplicados aos diferentes métodos de impressão.
A luz tem propriedades de partícula e de onda. Enquanto onda, é definida quanto á sua frequência, amplitude, velocidade e período.
A frequência é a taxa de repetição em que a onda atinge o seu pico, numa determinada unidade de tempo; normalmente medida em hertz (hz).
A amplitude é a força com que é produzida a onda. É a distancia entre o ponto mais alto e o ponto mais baixo da onda. Mede-se em metros.
Posto isto, temos que a trama convencional é designada de trama de amplitude modelada (AM), ou seja os pontos mantêm a mesma distancia, a mesma amplitude, mas tamanhos diferentes. Quanto maior é o ponto, maior é a intensidade de tom.
A trama estocástica é, por exclusão de razões, a trama de frequência modelada (FM). Esta pode ser dividida em duas ordens: 1ª ordem (os pontos são iguais com distancias diferentes) e 2ª ordem (pontos diferentes com distancias diferentes), ou seja a taxa de repetição (nas duas ordens) do ponto não é igual e a olho nu apresenta-se espalhado aleatoriamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário